Aquecedor solar de água: conheça os tipos de sistema

tipos-de-aquecedor-solar

Conheça os tipos de aquecedor solar.

Considerando os níveis de insolação no Brasil, aquecedor solar de água é uma excelente opção para quem busca conforto térmico em sua casa, empresa ou indústria. Segundo o relatório Solar Heat WorldWide da IEA (Agência Internacional de Energia), o país está na lista daqueles que tiveram as maiores taxas de crescimento em energia solar térmica, com uma alta de 6% em 2019.
Resumindo, aquecedor solar está cada vez mais presente na realidade brasileira. Você também quer fazer parte desse grupo? Então, conheça os tipos que aquecedores solares de água, entenda como cada um funciona e suas variáveis.

Aquecedor solar por tipo de coletores

Há mais do que um tipo de coletor para aquecimento solar, os quais apresentam eficiência diferente. O que determina qual será usado é o objetivo de instalação. Vejamos as características de cada uma deles aqui.

Coletores planos fechados

  • Caixa externa: normalmente de alumínio, feita para suportar os demais componentes.
  • Isolamento térmico: minimizar as perdas de calor para o meio, pode ser feito de lã de vidro ou rocha, ou espuma de poliuretano.
  • Flauta: geralmente feitos de cobre, são tubos que conectados permitem o escoamento da água no interior do coletor.
  • Aletas: são elas que absorvem e transferem energia solar para a água. De alumínio ou de cobre, são pintadas de preto fosco para aumentar a absorção da radiação.
  • Cobertura: de vidro, policarbonato ou acrílico, permite a passagem da radiação solar, e, também, minimizam a perda de calor.

Coletores planos abertos

O coletor de plano aberto é muito semelhante ao coletor plano fechado, a diferença entre eles está que a versão aberta não possui caixa externa, cobertura e isolamento térmico, são constituídos somente de: flauta e aletas. Dessa forma, eles são menos eficientes no aquecimento de água a temperaturas mais altas.

Coletores tubulares a vácuo

Os coletores tubulares a vácuo são feitos normalmente de dois tubos concêntricos de vidro, formando uma camada de vácuo entre eles, o que minimiza a perda térmica no aquecimento da água que flui pelo seu interior.

Seu formato cilíndrico aumenta a área de incidência de luz solar sobre ele, o que o torna mais eficiente na absorção de calor, se comparado com os modelos de coletores planos. Os demais componentes dos coletores tubulares a vácuo são:

  • Cabeçote: onde os tubos são inseridos, onde passa a água que abastece os tubos. De aço, alumínio ou cobre, e revestido material isolante térmico.
  • Estrutura: mantém os tubos na posição adequada à captação da energia solar e são presas ao cabeçote.

Aquecedor solar por tipo de circulação

São duas as variações de sistemas de aquecedor solar, que se diferenciam pela forma como a água circula: o sistema de circulação por termossifão e o sistema de circulação forçada. Vamos conhecer as diferenças de cada um deles.

Circulação por termossifão

A circulação por termossifão faz uso da física para o funcionamento do sistema. Na prática o que acontece é que por meio da termodinâmica e da força da gravidade, a água aquecida pelos coletores solares chega até o reservatório térmico, de onde será distribuída pela sua casa ou empresa. Por esses mesmos princípios da física, a água fria que está no reservatório térmico desce para os coletores solares para ser aquecida.
O sistema de circulação por termossifão dispensa o uso de bombas elétricas e por isso é mais econômico e mais simples de instalar. Para que funcione da maneira correta e eficiente é necessário que o reservatório térmico esteja posicionado acima dos coletores solares.

Circulação forçada

No sistema de circulação forçada utiliza uma bomba de água, controladas eletronicamente, para fazer com que o sistema funcione. O reservatório térmico pode ser instalado separado dos coletores solares, permitindo até mesmo que seja posicionado a nível do chão ou em qualquer outro compartimento da casa.

Agora que você já conhece os tipos de aquecedor solar de água, chegou a hora de escolher o que mais se adequa a sua necessidade, entrando você também para o grupo de pessoas que está fazendo o uso da energia solar de forma eficiente e sustentável, trazendo economia para o seu dia a dia.


Chame nossos especialistas para uma conversa. Eles irão lhe apresentar as melhores soluções em conforto sustentável para sua casa, empresa e indústria.